domingo, 1 de julho de 2012

Mais informações sobre doação de plaquetas e sangue

Muitos amigos tem pedido mais informações sobre doação de sangue e plaquetas.

Alguns detalhes são importantes e vou tentar esclarecer:

Porque é tão difícil conseguir doadores se há tantas pessoas com vontade de ajudar?

A doação de sangue para crianças como a Luísa deve, sempre que possível, deve procurar respeitar alguns cuidados de segurança e preventivos, tanto para o doador como para o receptor:


  • As plaquetas colhidas só podem ser utilizadas até 5 dias após a coleta, portanto a doação precisa ser feita uma a duas vezes por semana.
  • O sangue colhido só deve ser utilizado até 20 dias após a coleta, portanto a doação precisa ser feita uma a duas vezes por mês.
  • Para doar plaquetas, o doador pode fazer até no máximo 4 doações por mês, com intervalo mínimo de 48 horas entre elas.
  • Para doar sangue, o intervalo é de 3 meses entre as doações (para mulheres) e 2 meses (para os homens)
Tendo em vista estas informações, uma matemática não muito exata precisa ser feita para disponibilizar doadores durante todo o tratamento. Para isto algumas considerações são importantes:


  • O tratamento feito com quimioterapia diminui a quantidade de plaquetas e outras células sanguíneas, portanto há necessidade de ter sangue e plaquetas disponíveis durante todo o tratamento, embora haja períodos de maior ou menor necessidade.
  • O tratamento completo dura em média dois anos.
  • Apesar de a doação de plaquetas não exigir que o sangue seja do mesmo tipo, em pacientes pediátricos e que recebem muitas transfusões, o ideal é procurar doadores com o mesmo tipo sanguíneo para evitar reações alérgicas às transfusões subsequentes.
  • Da mesma forma, se ela recebe transfusões de muitos doadores diferentes, o risco de reações à transfusão aumenta.
Portanto, o que a Luísa precisa é de um grupo de doadores que seja compatível, tenha facilidade de se adaptar à máquina de aférese e possa doar sempre que ela precisar e suas condições de saúde permitirem é claro.

Mais informações podem ser obtidas nos links abaixo:




Um comentário:

  1. Olá,
    sou Camila Mose, vi a divulgação da situação da Luísa pelo facebook, tem uns dias, tentei procurar o facebook de vocês mas não encontrei, então estou escrevendo por aqui mesmo..
    tenho o imenso prazer de me voluntariar para poder ajudar, com o que posso, que seriam as plaquetas, tenho 24 anos saudável e sangue O+
    estão precisando dessa doação certo?

    nunca fiz esse procedimento, mas estou disposta a ajudar essa princesinha =)
    não conheço nenhum de vocês mas quero mto doar vida^ já sou doadora de sangue..

    beijos para vocês =)

    ResponderExcluir