Brincar de médico agora faz parte do dia a dia da Lulu...
As bonecas já ganharam ataduras e esparadrapos coloridos com adesivos.. Ela aquece o estetoscópio antes de auscultar as bonecas, e passa "pomada mágica" antes das injeções... mas NUNCA, NUNCA MESMO coloca Bad Aid nos seus pacientes... isso não se faz...
Na quinta feira dia 12 se iniciou o primeiro de quatro blocos de quimioterapia com uma droga aplicada com injeção subcutânea. Por uma lado esta aplicação facilita por não ser necessário acesso venoso, a aplicação é rápida e podemos voltar para casa imediatamente. Por outro lado, a injeção dói.. e a Luísa já conhece as vantagens e desvantagens do processo.. Então fica feliz quando sabe que não vai acessar catéter (pois não precisa de esparadrapo, nem dormir no hospital), por outro lado chora muito quando a enfermeira chega pra aplicar a injeção.. Mas de um modo geral acho que a pequena está bem mais conformada com o processo.. Já conhece as enfermeiras e médicas pelo nome (ou pelo apelido que ela mesma dá... Felisberta, Maricota, Godofreda, etc...) Já sorri, brinca, conversa, e presenteia a todas com seus adesivos, colados carinhosamente em locais estratégicos: estetoscópios, crachás, jalecos, etc.. Se alguma delas aparece sem ela corre escolher um adesivo para presentear... Mesmo as "tias de branco" ganham.. ela é muito fofa.. não guarda mágoa das enfermeiras... Chegou a dançar para as médicas no Hall de entrada...
O corticóide acabou e a fome desesperadora também.. agora voltou a comer normalmente, mas com algumas mudanças no gosto.. o sabor da comida muda com a quimioterapia.. então ela precisa experimentar tudo antes de comer.. As novas drogas também dão muitas náuseas e dores de cabeça.... Ela tem se queixado um pouco... Mas o bom é que ela sabe explicar direitinho o que está sentindo, então fica fácil ajudá-la e medicá-la..
Outro efeito dos medicamentos nesta fase do protocolo é a diminuição do hematócrito, das plaquetas e dos leucócitos, portanto as DOAÇÕES tornam-se importantes novamente!!!
Em breve a imunidade dela vai começar a cair mais ainda..e os cuidados devem ser redobrados..
Na última quarta fomos ao Hospital colher hemograma para verificar os critérios para o segundo bloco de quimioterapia que se iniciaria na quinta, junto com uma punção lombar. Após a coleta fomos para casa aguardar o resultado.. qual não foi nossa surpresa.. o Hematócrito que estava ótimo na semana passada havia baixado muito.. precisaria de transfusão.. Tivemos que ir para o Hospital, e o pior é que não tinha vaga.. tivemos que passar a noite no Day Clinic.. Depois dessa vamos precisar da ajuda dos amigos fisioterapeutas.. A coluna ficou moída..
Esta semana a Luísa contou também com a companhia do Rafa, que passou uns dias aqui em casa pois estava de férias.. Muita bagunça com o irmão..
Luísa produziu algumas obras de arte, todas presentes especialmente confeccionados.... O quadro rosa foi para a amiga Vitória, que fez aniversário na segunda feira.. O azul é presente para o papai..
Nossos irmãos da Equipe de Nossa Senhora, a Maria Fernanda e o Jony também fizeram uma gostosa visita e desenharam bastante.. levaram de presente lindos desenhos para o amigo Artur.
E mais quadros, desta vez o azul com flor amarela para mamãe e o amarelinho para o papai... Vamos ter que montar uma galeria para expor tantas telas..
Temos que agradecer a Deus por este período que passou... Até agora Luísa não teve nenhuma intercorrência grave..
Deus tem providenciado, através de nossos amigos, familiares, colegas de trabalho, irmãos de caminhada e muitos novos amigos de luta, que nada falte para ela.. Desde o tratamento adequado (muitos amigos têm colaborado quanto a isso), medicamentos, exames, sangue, cuidados especiais para amenizar o sofrimento, até ajudando, para que nós, os pais, possamos estar mais disponíveis e presentes nos momentos em que ela precisa de nós.. O nosso MUITO OBRIGADO àqueles que estão nos substituindo onde somos substituíveis para que estejamos onde nenhum outro poderia nos substituir..
Além disso, não tem faltado a nós apoio, carinho e orações.. isso nos mantém em pé.. não estamos sozinhos... Também não tem faltado conforto, carinho e diversão para a pequena.. contribuição de todos... Todos com a Lulu...